António Lino

António Lino nasceu em Lisboa a 17 de maio de 1909, onde morreu em 1961. A sua formação académica enraizadamente eclética, convencional e ligada aos padrões oitocentistas das Belas-Artes, facilitou-lhe a articulação entre a grande composição de ideários monumentalistas e o treino de desenho clássico, para estilizar com habilidade os motivos "casa portuguesa", referência adquirida de Raul Lino.

Diplomado pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 1936, trabalhou com Luís Cristino da Silva, nos estudos para a zona envolvente da Assembleia da República (1933-40) e no grupo que preparou a Exposição do Mundo Português de 1940.

Projetou, então, o restaurante do Espelho de Água, afirmação total na prática das importantes obras de Lisboa promovidas pelo Estado, através dos seus mentores, Duarte Pacheco, nas Obras Públicas, e António Ferro, na Propaganda e Turismo. Foi também autor da Igreja de São João de Deus, na Praça de Londres (1951-53), e do Monumento ao Cristo-Rei, em Almada (1959).

Projetos: